Gartner atualiza quadrante mágico de Backup e Recuperação

Gartner atualiza quadrante mágico de Backup e Recuperação

O Gartner atualizou seu Quadrante Mágico de Backup e Recuperação 2020, com a Veeam assumindo a liderança no quadrante de líderes, à frente da Commvault.

Mas a principal novidade, é o posicionamento de Cohesity e Rubrik, visionários em 2019, no quadrante dos líderes. Esse novo posicionamento representa uma rápida ascenção para as empresas, mais rápido para Cohesity do que Rubrik, que apareceu pela primeira vez no relatório do Gartner em 2019.

De acordo com o relatório do Quadrante Mágico, “A mudança para a nuvem pública, as preocupações crescentes com ransomware e as complexidades associadas ao gerenciamento de backup e dados estão forçando os líderes de I&O a reprojetar sua infraestrutura de backup e explorar soluções alternativas” (GARTNER, 2020).

Em 2019 Rubrik e Arcserve reclamaram publicamente que suas posições, nos quadrantes dos players visionários e de nicho, respectivamente, era injusta (CRN, 2019). Este ano, Rubrik chegou ao quadrante dos líderes, mas a Arcserve continua considerado como um player de nicho, mesmo com a premiada solução Arcserve UDP no mercado.

Uma das razões, é que, conforme o Gartner, “A Arcserve não respondeu às solicitações de informações suplementares. Portanto, a análise do Gartner é baseada em outras fontes confiáveis, incluindo consultas de clientes do Gartner, Gartner Peer Insights, comunicados de imprensa da Arcserve e documentação técnica disponível no site da Arcserve.” A Unitrends também não respondeu aos pedidos do Gartner por informações adicionais, e foi listado novamente como player de nicho.

Confira o que mais mudou no relatório do Quadrante Mágico 2020 em relação ao ano passado:

  • Dell e IBM permanecem no quadrante do líder;
  • Veeam ultrapassou o Commvault com maior capacidade de execução;
  • A Veritas é líder pela décima quinta vez consecutiva e a Commvault por nove anos;
  • MicroFocus, considerado um player de nicho em 2019, não está mais no QM.
  • Acronis passa a ser um player visionário;
  • A Actifio sobe no quadrante de players visionários;

Um breve overview do Quadrante Mágico 2020 para Data Center Backup & Recovery Solutions.

Segundo o relatório do Quadrante Mágico, a Acronis “acompanha a concorrência na capacidade de fornecer recursos abrangentes de proteção de dados para ambientes de nuvem pública, infraestrutura hiperconvergente (HCI) e armazenamento conectado à rede (NAS)”.

Ainda segundo o relatório do Gartner, as razões para a Actifio permanecer como visionário foi a presença limitada fora da América do Norte, falta de suporte de fita e seu “preço de tabela para licenças de software e manutenção anual é maior do que a maioria dos fornecedores avaliados nesta pesquisa”.

A Actifio subiu levemente no quadrante de visionários. Um porta-voz da Actifio teria dito que “O Gartner depende de receita e crescimento para o seu eixo Capacidade de Execução. As empresas que vendem hardware, sejam eles aparelhos ou “tijolos”, e que dessa forma obteriam uma “vantagem injusta” para ocupar um lugar no quadrante dos Líderes, em comparação com fornecedores com software puro ou modelos SaaS (Chris Mellor, via Block and Files)

Menções honrosas

O Gartner concede em seus relatórios as chamadas Menções Honrosas, sendo Clumio, Druva, HYCU e Zerto citados. Conforme descrito, Clumio, HYCU e Zerto não foram incluídos no Quadrante Mágico porque não atendiam aos critérios de receita estipulados, e o Druva por não atender aos critérios de número mínimo de clientes corporativos que implantaram a solução em escala.

A Elevo é parceira oficial e certificada Arcserve, Veeam e Acronis. Caso queira saber mais sobre essas soluções, e como cada uma delas pode atender as suas necessidades, não deixe de entrar em contato conosco.

 

Fontes consultadas: